sexta-feira, 8 de junho de 2012

Que tal arrumar as malas e partir para uma aventura inesquecível ????


Bom dia para todos !!!!

Aproveitando esse friozinho , hoje decidi dar dicas de tudo que você precisa saber para arrumar suas malas e ir para um país que tenha uma bela estação de esqui,  e claro se preparar para uma aventura inesquecível , ESQUIAR  !!!!


Eu sou suspeita pra falar , pois eu amoooo esquiar e snowbordiar (verbo inventado por mim, rs)! !!!
Como alguns devem saber , eu morei no Canadá em uma temporada de muuuito frio , com isso o meu  passeio preferido era pegar a minha prancha e cair na neve !!!


Eu amo esquiar , é mais fácil , caio menos , consequentemente as dores no corpo são bem menores ,  porem como eu já sabia esquiar, nessa temporada que morei no Canadá optei por me dedicar ao snowboard....


O snowboard é muito difícil , e os tombos são mais violentos  ... afinal as pernas ficam presas. Por conta disso, com certeza você ficará lembrando das montanhas de gelo por algumas semanas  ( sentirá dores do pé  à cabeça ) mais quando pegar o jeito , acreditem em mim, nunca mais vai querer para de snowbordiar , rs !!!! Eu me apaixonei  tanto pelo snowboard, que até adquiri uma prancha !!!!

Porém, independente se você vai esquiar na França , Suíça, Austrália , EUA, Canadá , Argentina ou Chile os cuidados são sempre os mesmo . Considerando que somos aventureiros de primeira viagem , vamos começar falando do básico , equipamentos , primeiros passos , roupas , e cuidados com a saúde !!!!!

Equipamentos
 O equipamento consiste em um par de esquis ou uma prancha de snow, um par de bastões, no caso do esqui, e um par de botas. O tamanho do esqui deve ser levemente inferior à altura do praticante, os bastões devem ter o tamanho que, ao segurá-lo com a ponta no chão, o braço fique na horizontal. Já no snowboard, o equipamento tem o formato semelhante ao de uma prancha de skate, com as pontas arredondadas. O tamanho ideal é na altura do nariz. Quanto maior a tábua, maior a velocidade e controle.

Primeiros passos
 O primeiro passo é aprender a levantar-se. Sem colocar o joelho no chão não é fácil. O mais simples é desacoplar o esqui, colocá-los em paralelo, limpar as botas do excesso de gelo e depois acoplar novamente. Para reduzir a velocidade, é preciso fazer curvas. Quanto mais sinuosa, menor a velocidade. Mas fazer curvas no início não é tão fácil, então, a solução é controlar a velocidade de descida, usando o clássico V. Uma informação importante para os apressados: os três primeiros dias de esqui são uma seqüência de quedas, geralmente inofensivas, solucionadas com aplicação de gelo instantâneas.
Roupas
 Uma roupa impermeável, jaqueta e luvas são importantes para proteger o corpo do frio. O capacete é um item fundamental. As botas são especiais e ficam presas à prancha. A presilha serve para grudar bem a bota na prancha. Não pode haver folga para não correr o risco de torcer os pés. Além disso, óculos para a proteção dos olhos. O mais comum é alugar tudo: roupas e equipamentos. Se realmente gostar de esquiar, o indicado é comprar as roupas (blusão, calça ou macacão e luva). Comprar equipamento só é indicado para quem esquia muito, pois é muito caro e pesa muito.
Cuidados com a saúde
 A partir dos 2.500 metros de altitude, pode ocorrer o "mal da montanha" (cansaço exagerado, dores de cabeça, insônia, náuseas, palpitações e alterações no ritmo respiratório). Por isso, convém evitar pistas mais altas nos primeiros dias, entendido ? nada de pista Black no começo . Proteger as zonas expostas com protetor solar, hidratar os lábios, rosto e mãos também é importante e, ainda, usar óculos de sol de boa qualidade para evitar queimaduras oculares.



10 DICAS MAIS IMPORTANTES :
1. Roupas impermeáveis específicas de esqui e roupas de tecidos térmicos que secam rápido e que você pode lavar e deixar em cima do aquecedor e, no dia seguinte ela vai estar sequinha para você usar de novo. Ou coisa importantíssima: Meias de lã específicas para esquiar – Meias de algodão molham e deixam os pés com sensação de congelados ao final do dia.

​2. Não se esqueça de verificar se a sua assistência médica Internacional tem cobertura para esportes radicais. Alguns seguros têm a opção de você comprar este adicional.

 3. Protetor solar, labial e óculos escuros. Não se engane: o frio queima e, tem dias lindos de sol na montanha então não dá para esquecer este trio de sucesso!

​4. Creme hidratante – Na neve este item não é só “coisa de mulher” é uma necessidade. A pele fica muito seca e em alguns casos, pode  até rachar.

​5. Garrafa de água sempre! Em grandes altitudes, a necessidade de água é ainda maior –  Beba muita água para evitar desidratação e dores de cabeça.

​6. Quando
não estiver esquiando, use sapatos adequados. Nosso tênis de correr não são a melhor opção neste caso, pois,  os mais modernos, possuem sistema de ventilação e, esta é a última coisa que você vai querer quando a temperatura estiver bem abaixo de zero! Então, opte por uma bota bem fofinha e confortável.

​7. Après ski clothes - Não se engane! Estações de esqui são super animadas e cheias de gente jovem e bonita em bares e baladinhas espertas que podem rolar até bem tarde. Não deixe de levar roupas estilosas, pois, quando estiver em lugares fechados e com aquecimento, você vai tirar o seu casaco bem quente e vai poder tomar um bom vinho e dançar com mais estilo e conforto!

​8.
Snacks - Tenha sempre consigo lanchinhos como barrinhas de cereal ou de proteína, chocolates, mini- sanduiches, frutas secas ou biscoitos. Quando estamos subindo nos “lifts” (também chamados de “cadeirinhas ou “ovinhos”) pode dar uma “fome básica meio fora de hora” então, é sempre bom estar preparado(a)! Ah, saiba que os restaurantes da montanha também são ótimos mas, muitas vezes a neve está tão boa que a gente não quer parar para comer, por isto, um lanchinho no bolso resolve rapidamente o nosso problema sobrando, assim, mais tempo para esquiar!

​9.
Cada mergulho é um flash (Bikini  ou Calção de banho): Muitos hotéis  têm piscina e, relaxar em uma jacuzzi ou piscina aquecida é tudo que você vai querer depois de alguns tombos e quedas ao longo do dia.



10. Remédios e pomadas para dor muscular – Sim você pode, eventualmente, cair alguma (ou algumas) vezes então, nada de dramas, estando medicado adequadamente você segura melhor a onda – Afinal, não esqueça que, à noite tem baladinha “after esqui”!

*Dica:

AS ESTAÇÕES DE SKI MAIS PRÓXIMAS SÃO:

- Portillo : Estação de ski esta localizada no Chile , a 164 Km de Santiago , a tradição e a qualidade de serviços oferecidos fazem com que Portillo seja uma das estações de ski mais reconhecidas do mundo .

- Valle Nevado : A estação de ski esta localizada no Chile, a 60 Km de Santiago , é a maior área esquiável da America latina, investe em infraestrutura e inaugura a sua primeira gôndola nessa temporada.

- Chillán : Localizada no Chile , a 480 Km de Santiago , é possível passar momentos inesquecíveis na maior pista da América do Sul.

- Pucón : Também localizada no Chile , a 667 Km de Santiago , é uma oportunidade única de esquiar apreciando as belezas dos lagos chilenos e da encosta vulcânica em um cenário único .

- Bariloche : Acidade esta localizada na Argentina, a 1600 Km de Buenos Aires e é uma das estações mais tradicionais da América Latina.




*Dica :

- Para quem preferir comprar roupas especiais para enfrentar o frio e a neve , a marca The North Face é uma marca muita boa , um pouco cara porém a qualidade das roupas é nota 1000 !!!! www.thenorthface.com.br

- Caso não encontre essa marca não se preocupe , em qualquer lugar que você escolha esquiar , terão muitas lojas de roupas para ski e provavelmente até mais baratas.

- Antes de comprar a roupa , tenha certeza de que pretende praticar o esporte mais vezes , pois alem das roupas serem caras , elas pesam muito e podem vir a ocupar um espaço enorme na sua mala . 

Bora fazer esse frio valer a pena ????

Beijossss
Juliana Camargo
Principal Turismo

Contato : 0800-165150 

Nenhum comentário:

Postar um comentário